Ética e Cidadania : 10 fake news que você precisa conhecer sobre o coronavírus (2º bimestre).



10 fake news que você precisa conhecer sobre o coronavírus.

 

Idealizado com base em um projeto de pós-doutoramento da pesquisadora Claudia Galhardi na ENSP, o aplicativo Eu fiscalizo tem recebido diversas notificações de fake news relacionadas ao novo coronavírus. Desenvolvido para que usuários notifiquem conteúdos impróprios em veículos de comunicação, mídias sociais e whatsapp, o app tem contribuído para que a sociedade tire suas dúvidas e obtenha esclarecimentos com a Fiocruz, de forma simples e rápida, a respeito de informações veiculadas sobre a Covid-19.

Para desmistificar as notícias falsas disseminadas sobre o novo coronavírus e denunciadas no Eu fiscalizo, o Informe ENSP conversou com a pneumologista e pesquisadora da Escola, Margareth Dalcolmo, a fim de esclarecer o porquê de essas notícias não corresponderem com a realidade. 

Confira, abaixo, 10 fake news veiculadas sobre o coronavírus denunciadas por meio do Eu fiscalizo:


1.Água fervida com alho serve como tratamento para o coronavírus – É FAKE NEWS!

Segundo Margareth Dalcolmo, até o momento, não existe tratamento cientificamente comprovado contra o coronavírus. Estão sendo realizados testes com medicamentos, mas ainda não há nada que comprove cientificamente sua eficácia. 


2.O coronavírus é maior do que o normal, e, por isso, qualquer máscara impede sua entrada no organismo – É FAKE NEWS!

O coronavírus não é maior do que o normal, de acordo com a pesquisadora. A máscara protege, sobretudo, em transportes coletivos, elevadores, entre outros lugares com maior número de pessoas.


3.Quando cai em uma superfície de metal, o vírus permanece vivo por 12 (doze) horas e, em tecido, 9 (nove) horas. Portanto, lavar a roupa ou colocá-la ao sol por 2 (duas) horas elimina o vírus – É FAKE NEWS!

O vírus permanece maior tempo em superfícies de plástico. A pesquisadora destaca que a lavagem de roupa, com água e sabão, é indicada para a eliminação do vírus. No entanto, a exposição ou não da roupa ao sol não interfere em sua eliminação.


4.O vírus vive na mão 10 minutos - É FAKE NEWS!

Não há evidências científicas que comprovem o tempo em que o vírus permanece nas mãos, segundo Margareth. O indicado é fazer a lavagem adequada das mãos, sempre que possível, com água e sabão.


5.O vírus exposto a uma temperatura superior a 26 graus morre. É FAKE NEWS!

Não existe um limite de temperatura à qual o vírus não resiste, de acordo com a pesquisadora.


6.Como o vírus não resiste à temperatura superior a 26 graus, a água exposta ao sol pode ser consumida sem qualquer perigo. É FAKE NEWS! 

Não existe limite de temperatura à qual o vírus não resista. A pesquisadora alerta que não é indicado consumir água exposta ao sol.


7.O vírus se propaga no ar – É FAKE NEWS!

O vírus não se propaga no ar, a não ser por meio de contato próximo com o doente. Margareth explica que o vírus pode, sim, ser carreado por gotículas ou em aerossol, provocado pela tosse, inclusive, em procedimentos médicos. Daí a razão de tantos profissionais de saúde terem sido contaminados, segundo ela.


8.Evitar comer gelados ou pratos frios – É FAKE NEWS!

Pratos frios ou quentes não interferem na resistência do vírus, de acordo com a pesquisadora.


9.Gargarejar com água morna ou salgada evita que o vírus vá para os pulmões – É FAKE NEWS!

Água morna ou salgada não evita que o vírus atinja os pulmões. Margareth esclarece que o comprometimento dos pulmões vai depender de características fisiológicas do indivíduo infectado pelo vírus.


10. Álcool em gel pode ser feito em casa com apenas dois ingredientes – É FAKE NEWS!

Não é indicado que se produza álcool em gel em casa, de acordo com a pesquisadora. O material de limpeza mais indicado na eliminação do coronavírus, segundo Margareth, é qualquer detergente, que se usa para lavar a louça, ou água sanitária. “Pode ser feito um material de limpeza caseiro, diluindo água sanitária na proporção de 1 litro de água sanitária para 3 litros de água. Isso serve também para limpar superfícies lisas, sobretudo as de plástico, onde o vírus pode permanecer mais tempo. A melhor maneira e padrão ouro de limpeza é, ainda, água e sabão. O álcool em gel sozinho não pode ser utilizado todo o tempo. As mãos precisam ser realmente lavadas”, destaca a pesquisadora.


O perigo da fabricação e uso de álcool gel caseiro - Pfarma


Fonte : Informe ENSP

Comentário : Sempre que tem um assunto que está sendo muito falado, devemos olhar a fonte para saber se é fake ou verdade. Neste mundo atual digital, devemos ter cuidados para que não usarmos informações erradas e com isso gerar um grande problema.
No momento em que estamos vivendo todos devemos redobrar esse cuidado em relação as informações que são passadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação - África (2o bimestre).

Cultura – Cultura da Antiga Civilização Egípcia (4º bimestre)

Cultura: Cultura da Jamaica (4º bimestre)