MUNDO - Kofi Annan: Repercussão da morte do ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz (3º bimestre).


 Kofi Annan: Repercussão da morte  do ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz.


Kofi Annan, um dos diplomatas mais célebres do mundo e um símbolo da Organização das Nações Unidas, morreu na madrugada deste sábado (18). Ele tinha 80 anos. A morte de Annan foi confirmada em um tweet pela fundação que leva o nome dele. De acordo com o anúncio, o primeiro negro a se tornar secretário-geral da ONU morreu em um hospital na cidade de Berna, na Suíça, depois de uma curta doença não especificada.

Resultado de imagem para imagens de kofi annan


Ele era casado com a sueca Nane Annan, sobrinha de Raoul Wallenberg, o diplomata sueco que salvou dezenas de milhares de judeus dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. E deixa três filhos, Ama, Kojo e Nina.
"Com imensa tristeza a família Annan e a Fundação Kofi Annan anunciam que Kofi Annan, ex-secretário geral das Nações Unidas e prêmio Nobel da Paz, morreu de forma pacífica neste sábado, 18 de agosto, depois de uma curta doença", informou o comunicado. "Onde quer que houvesse sofrimento ou necessidade, ele estendeu a mão e tocou muitas pessoas com sua profunda compaixão e empatia".

NOBEL DA PAZ
Annan, que nasceu em Gana em 1938, passou praticamente toda a sua carreira como administrador nas Nações Unidas, onde ingressou em 1962. Sua carreira na ONU inclui passagens por postos na África e na Europa em quase todas as áreas da organização, da administração do orçamento à manutenção da paz. Ele cumpriu dois mandatos como secretário-geral de 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2006.

Em 2001, ele e a ONU receberam conjuntamente o prêmio Nobel da Paz em 2001. "É uma sensação maravilhosa e um grande encorajamento para nós e para a organização, pelo trabalho que fizemos até agora", disse Annan à época, depois de ter sido informado da escolha em sua residência oficial.
"É um grande reconhecimento para a equipe". Aquela marcou a primeira vez que a ONU recebeu o Nobel da Paz. Até então o único secretário-geral a ganhar o prêmio até então havia sido o sueco Dag Hammarskjold, agraciado postumamente em 1961.

"Kofi Annan foi uma força orientadora para o bem", disse o atual secretário-geral da ONU, Antonio Guterres. "É com profunda tristeza que fiquei sabendo de sua morte. De muitas maneiras, Kofi Annan foi a Organização das Nações Unidas. Ele subiu nas fileiras para liderar a organização no novo milênio com inigualável dignidade e determinação." O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, disse que Kofi Annan é um imenso orgulho para seu país.

"Diplomata consumado e altamente respeitado ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan foi o primeiro da África Subsaariana a ocupar essa exaltada posição. Ele trouxe considerável renome ao nosso país por essa posição e por sua conduta e comportamento em a arena global ", disse. "Ele acreditava ardorosamente na capacidade do ganense de traçar seu próprio curso no caminho do progresso e da prosperidade."



Resultado de imagem para imagens de kofi annan ganhando o premio nobel


Fonte: FolhaPress

Comentário: Kofi Annan era uma pessoa muito respeitada, pois sempre axaltou a sua posição em ajudar os mais necessitados. Em 2001 ganhou o Nobel da PAZ pelo seu trabalho feito na ONU.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação - África (2o bimestre).

Cultura – Cultura da Antiga Civilização Egípcia (4º bimestre)

Cultura: Cultura da Inglaterra (1º bimestre)