Ciências: A história por trás do primeiro transplante de coração do mundo (2º bimestre).



A história por trás do primeiro transplante de coração do mundo

No hospital Groote Schuur, em 3 de dezembro de 1967, o cirurgião sul-africano Christiaan Barnard realizou o primeiro transplante de coração humano do mundo e tornou-se uma celebridade da noite para o dia.


Do lado de fora, os primeiros raios de sol anunciavam o amanhecer do dia 3 de dezembro de 1967. A África do Sul ainda vivia sob o apartheid, o regime de segregação racial controlado pela minoria branca.



Resultado de imagem para fotos A história por trás do primeiro transplante de coração do mundo




Mas na sala de cirugia 2A do hospital Groote Schuur da Cidade do Cabo, a história da medicina mundial estava sendo escrita.

Por volta das 6h, com o professor Christiaan Neethling Barnard observando ansiosamente por trás de sua máscara cirúrgica, o coração de Denise Darvall voltou a bater, reencontrando seu ritmo.
A diferença é que ele batia no peito de Louis Washkansky. O primeiro transplante de coração humano do mundo havia sido um sucesso.


Resultado de imagem para fotos A história por trás do primeiro transplante de coração do mundo


Foi um momento crucial na história da medicina, um acontecimento que estampou jornais em todo o mundo e transformou Barnard em uma celebridade da noite para o dia.
E a jornada até o momento do primeiro transplante de coração humano do mundo, bem como depois dele, é minuciosamente contada nos próprios corredores do local onde a operação ocorreu.
"Este não é apenas um museu, é um patrimônio", disse Hennie Joubert, fundador e curador do Museu do Coração da Cidade do Cabo. "É onde tudo aconteceu."

O Museu do Coração da Cidade do Cabo fica nas dependências do hospital Groote Schuur, um dos maiores hospitais públicos da Cidade do Cabo, na África do Sul. Ao visitar o local, o visitante passa por funcionários uniformizados e familiares que levam mantimentos para seus entes queridos.
Ainda que seja, sem dúvida, um patrimônio histórico, o hospital continua sendo um ambiente de trabalho frenético e o principal centro de ensino para a Faculdade de Medicina da Universidade da Cidade do Cabo.


Testes em cães
Há muito tempo, Barnard e o transplante de coração fascinam Joubert.
Seu pai e Barnard se tornaram amigos quando estudavam juntos na Universidade da Cidade do Cabo, e antes de Barnard mergulhar no mundo da cirurgia, os dois compartilharam um consultório na pequena cidade agrícola de Ceres.

Joubert vendeu seu negócio no ramo da oncologia em 2006 e abriu o museu em 2007 para marcar o 40º aniversário da operação.

"Disse à minha esposa que construiria um museu custe o que custar", ri.
Com o passar dos anos, Joubert investiu mais de 8 milhões de rands (R$ 2,2 milhões) de seu próprio bolso no projeto, reformando e restaurando as salas de operação originais, criando exposições e colecionando recordações do acontecimento.

O museu traça o caminho de Barnard rumo ao estrelato da medicina em sete espaços, juntamente com a pesquisa mundial que pavimentou o caminho rumo ao primeiro transplante de coração humano.

Naquela época, Barnard não era o único cirurgião cardíaco que esperava escrever seu nome nos livros de história.

Nos Estados Unidos, Richard Lower e Norman Shumway passaram o fim dos anos 1950 e 1960 aperfeiçoando os procedimentos de transplante em cães, e Barnard se baseou em suas pesquisas e em seus próprios testes com 'pacientes' caninos na África do Sul.

Ao lançar luz sobre esses primeiros testes, que ocorreram no auge do período de segregação racial do apartheid na África do Sul, o museu também aborda brevemente o papel crucial desempenhado pelos assistentes negros e mestiços no histórico transplante.

Hamilton Naki, em particular, ficou famoso por sua ascensão de zelador do hospital a membro habilidoso da equipe que auxiliava na pesquisa de transplantes no laboratório de animais da Groote Schuur.

E de muitas maneiras, a África do Sul era um lugar incomum para que essa revolução da prática médica acontecesse.

Fonte : site do G1

Comentário : Achei impressionante o fato do primeiro transplante de coração ter sido feito em 1967 , pois a tecnologia daquela época era inferior a época atual mas  mesmo assim tiveram sucesso .

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação - África (2o bimestre).

Cultura: Cultura da Inglaterra (1º bimestre)

Cultura – Cultura da Antiga Civilização Egípcia (4º bimestre)