Ciências : A importância da tecnologia na vida atual (3º bimestre)



Ciências : A importância da tecnologia na vida atual .


Vivemos em uma era em que é imprescindível a busca por conhecimentos. Hoje a Informação assume uma importância crescente,Meninas usando o celular e uma necessidade para qualquer setor da atividade humana devido a tantas transformações que estamos presenciando.

A cada momento, nos deparamos com novos conceitos e tendências e nos surpreendemos com a velocidade que eles estão ocorrendo e afetando nossas vidas como, por exemplo, a tecnologia que influência todos os setores e meios sociais.

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e hoje está acessível a vários níveis da sociedade. Podemos perceber que existe uma grande necessidade e exigência de atualização e especialização que é requerido dos usuários que precisam possuir uma visão crítica sobre os aspectos relacionados a esse tema, para que eles saibam analisar todos os aspectos positivos e negativos que tal ferramenta pode proporcionar na sua vida.

A tecnologia pode e deve ser utilizada para o crescimento das pessoas e não as pessoas crescerem dependendo da tecnologia.


Resultado de imagem para imagens A importância da tecnologia na vida atual


 
Portanto, precisamos refletir sobre a forma como a tecnologia tem mudado a maneira das pessoas interagirem com as demais, nos fazendo pensar que essa ferramenta que está a todo o momento oferecendo novos conhecimentos, praticidade e entretenimento, acabe por distanciar as pessoas da vida real, por isso é muito importante que as pessoas saibam utilizá-la de maneira consciente.

A Internet pode ser uma grande fonte de aprendizagem, entretenimento e socialização para jovens e crianças. É necessário, porém, que eles sejam instruídos sobre os riscos envolvendo o uso desta tecnologia e estejam atentos.

Assim como os pais desde cedo orientam os filhos para não conversarem com estranhos, olharem para os dois lados ao atravessar a rua e não aceitarem bala de desconhecidos, eles também devem ser conscientizados sobre os riscos de uso da Internet e todo tipo de tecnologia.

Seus filhos passam horas e horas na Internet e vocês não entendem o que tanto fazem on-line?
Estão preocupados com os amigos virtuais de seus filhos?
Não sabem o que fazer para protegê-los quando estão on-line?
Tenha certeza de que PROIBIR NÃO EDUCA e não previne de nada.

Se não sabe usar o computador nem navegar na Internet, aproveite para aprender junto com seus filhos.
Estimule seus filhos a compartilhar as experiências da Internet deles COM VOCÊ.

Se seus filhos visitam salas de bate-papo, utilizam programas, jogos on-line ou outras atividades na Internet que solicitam login e senhas, ajude-os a escolhê-lo e certifique-se de que ele não revele nenhuma informação pessoal.
Insista para que seus filhos nunca divulguem seu endereço, número de telefone, escola onde estudam ou qualquer outra informação pessoal.

Conheça os amigos que a criança faz no mundo virtual.

Evite colocar o computador no quarto dos seus filhos.

Converse e estabeleça regras e limites para o uso da Internet, adequadas à idade da criança.

Espionar e gravar tudo o que seus filhos fazem não são boas saídas, pois você fere a privacidade e pode fragilizar a confiança.

Controle a atividade on-line dos seus filhos com software de Internet avançado. Esses programas de filtro de conteúdo podem ajudar, mas o diálogo aberto sobre como, quando e com quem usar a Internet continua sendo responsabilidade dos pais. Os Programas podem funcionar bem em casa, mas e na Lan House? E na casa do colega?

Mostre aos seus filhos como respeitar os demais, on-line. Insista para que eles respeitem a propriedade dos outros que estão on-line Explique que realizar cópias ilegais do trabalho de outras pessoas é roubo.
Diga aos seus filhos que eles nunca devem marcar um encontro pessoal com amigos virtuais.
Sempre que testemunhar algo que viole os Direitos Humanos ou ameace seus filhos denuncie e procure as autoridades.

Como ensinar seus filhos a evitar informações falsas online
A Internet oferece inúmeros recursos e oportunidades para aprender, mas também contém uma grande quantidade de informações que pode não ser nem útil nem confiável.

Isso é particularmente verdadeiro para crianças que tendem a acreditar que “se está na Internet, deve ser verdade”. Tradicionalmente, os recursos impressos sempre tiveram seus meios de proteção. Entretanto, em muitos casos, a Internet não possui esses meios de proteção para verificar a validade das informações publicadas online.

Ensine as crianças como a Internet funciona e explique que qualquer um pode criar um site da Web, sem que ninguém lhe pergunte nada. Ensine-os a usar vários recursos de informação e a verificar, questionar e confirmar o que encontram online.

A partir de qual idade crianças devem usar celular?

É comum ver as crianças utilizando os equipamentos eletrônicos dos pais como tablets e celulares. O que mais impressiona é a facilidade que elas possuem para entender a funcionalidade de cada aparelho. Parecem possuir um dom que permite assimilar rapidamente tudo que é novo e, consequentemente, manuseá-los.

Mas um dia, eles fazem aquele pedido: “Pai, me dá um celular?”.

Neste momento os pais tem a missão de decidir se é a hora certa ou não de entregar um celular ao filho.

Existe uma idade ideal para isso? Se existe, a partir de qual idade crianças devem usar celular?

Não é possível cravar uma idade ideal para que a criança possa ter um celular próprio, pois tudo irá depender da situação. Existem especialistas que apontam 13 anos como uma idade ideal devido ao amadurecimento da criança. Já outros indicam 9 e 10 como o momento propicio.

Como você pode perceber, não há como definir uma idade exata, mas a grande maioria dos especialistas indicam que o ideal é dar um celular para a criança quando ela começar a sair de casa mais vezes e começa a amadurecer e mostrar traços de responsabilidade.

Para saber se o filho precisa de um celular, é preciso colocar no papel as razões que te levarão a ceder e entregar o aparelho nas mãos dele.

Quando ele usará o celular e qual a razão?

Ele pode levar para a escola?

O seu filho terá cuidado ao manusear o aparelho?

Como isso pode interferir no desempenho escolar ou atividades a serem realizadas em casa?

Decidido que será necessário e importante dar um celular ao seu filho, é preciso ter uma conversa franca sobre a forma de utilizar o celular. 

Isso será essencial para que não existam deslizes ou que seu filho não fique preso à tecnologia. Listamos alguns pontos a serem abordados nesta conversa:

O celular não é brinquedo, é um meio de comunicação, um aliado, que deve ser bem utilizado o número não pode ser passado para outras pessoas sem o consentimento dos pais.

Caso o desempenho escolar caia, o celular será retirado.

Não deixar o celular exposto enquanto não o utiliza.

Deixar o celular visível pode facilitar o trabalho de criminosos.

Caso receba ligações de estranhos, comunique aos pais.

Não compre celulares mais modernos para uma criança. Procure por aparelhos mais simples, mesmo que com acesso à internet, pois, além de desnecessário, também pode ser um risco para seu filho, pois pessoas mal intencionadas podem querer roubar o celular.

Um celular com internet pode ser útil, pois o mercado já oferece aplicativos que permitem o monitoramento a distância dos celulares.

Importante informar que um celular com acesso à internet, possibilita que seja efetuado o download de programas que permitem que os pais saibam por onde andam seus filhos e se houver algum problema o pais poderá ser avisado de imediato.

Idade ideal para ter o primeiro “tablet” é aos nove anos, segundo alguns pedagogos.

Uso de celulares e ”tablets” por crianças deve ser mediado pelos pais.


Resultado de imagem para imagens A importância da tecnologia na vida atual


Fonte:

Site Radio boa nova.

Comentário: O celular é um meio de comunicação muito usado atualmente , ele facilita muito o nosso dia a dia , pois quando precisamos falar com alguém é só usa-lo e pronto , você pode usa-lo em qualquer lugar . As redes socias é outra forma de se comunicar com várias pessoas , mas sempre tem pessoas que você não conhece e os pais sempre falam para tomar cuidado com as redes socias .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação - África (2o bimestre).

Cultura – Cultura da Antiga Civilização Egípcia (4º bimestre)

Cultura: Cultura da Inglaterra (1º bimestre)