Mundo: Em estado de emergência, Portugal restringe circulação (1º bimestre)



Em estado de emergência, Portugal restringe circulação


Segundo o último balanço oficial, país registra 642 casos confirmados de Covid-19 e duas mortes.


Portugal estabeleceu restrições à circulação entre pessoas a partir desta quinta-feira (19), um dia depois de decretar estado de emergência. A medida servirá para conter a propagação da pandemia do novo coronavírus no país, que tem uma população estimada em 10 milhões de habitantes.

Coronavírus: veja quais países já registraram casos da doença


Estado de emergência: Governo de Portugal apresenta medidas contra ...


O primeiro-ministro António Costa disse que as pessoas ficarão em isolamento obrigatório. Pessoas que fazem parte de grupos de risco — idosos com mais de 70 ou com comorbidades — só poderão sair de casa em situações "excepcionais".

 

'Decisão excepcional'

Ao decretar estado de emergência, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa disse que se trata de "decisão excepcional em um período excepcional".

"Não se trata de uma interrupção da democracia. Mas trata-se da democracia que tenta impedir uma perda irreparável na vida das pessoas", explicou.
Segundo o último balanço oficial desta quinta, Portugal contava com 775 casos confirmados de Covid-19 e duas mortes.

Cidade isolada


Em Ovar, cidade no centro de Portugal, o confinamento está acontecendo desde esta quarta à tarde.


O que diz o decreto sobre o estado de emergência: ponto a ponto ...



O governo tomou a decisão de decretar o "estado de calamidade pública" em Ovar, por causa do alto risco de transmissão generalizada neste município, segundo comunicado.

Esse município, de 55.000 habitantes, contava nesta terça à noite com cerca de 30 casos confirmados e mais de 440 pessoas sob observação.

"Estamos diante de um número alto de casos confirmados em uma zona relativamente restrita", explicou Marta Temido, ministra da Saúde.


Fonte : Site G1.


Comentário : Essa decisão é drástica, porém necessária para que não aumente o número de casos e o sistema de saúde seja sobrecarregado. A decisão por mais que seja “pesada”, ela é necessária para que as pessoas consigam passar por essa crise de forma mais tranquila, reduzindo o número de infectados e mortes das cidades.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação - África (2o bimestre).

Cultura – Cultura da Antiga Civilização Egípcia (4º bimestre)

Cultura: Cultura da Inglaterra (1º bimestre)