Educação: O que é educação inclusiva? (2º bimestre).
O que é educação inclusiva?
A
educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino
contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela
pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas,
contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais,
físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos. Implica a transformação da
cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de
ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos,
sem exceção.
Os
princípios da educação inclusiva
Como
saber se uma prática pedagógica é, de fato, inclusiva? Ou se uma escola que se
diz inclusiva realmente garante o direito de todos à educação?
Além
de uma importante ferramenta na análise do discurso e das práticas,
os princípios também representam uma referência fundamental para quem
está começando. Além disso, revisitá-los com frequência também pode ajudar
educadores experientes e comprometidos com a inclusão a não “perderem o rumo”.
Os cinco princípios da educação inclusiva são:
1. Toda pessoa tem o
direito de acesso à educação
2. Toda pessoa aprende
3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular
4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos
5. A educação inclusiva diz respeito a todos
2. Toda pessoa aprende
3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular
4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos
5. A educação inclusiva diz respeito a todos
Apesar
do foco nas pessoas com deficiência, tendo em vista o histórico de privação da
participação desse público nas redes de ensino, o DIVERSA adota um conceito
amplo de diversidade humana para pensar a educação inclusiva, cujo público-alvo
são todas as crianças. Todas, sem exceção. Assim, o quinto princípio norteia os
demais e orienta as relações humanas para a construção de uma sociedade mais
justa e participativa.
As dimensões de um projeto educacional inclusivo
Projetos de educação inclusivos se tornam consistentes e sustentáveis
com ações contínuas relacionadas a cada uma das seguintes dimensões: políticas
públicas, gestão escolar, estratégias pedagógicas, famílias e parcerias.
A educação inclusiva demanda e envolve a ação direta de
diferentes atores e esferas sociais que se relacionam de modo interdependente,
numa perspectiva de rede.
Fonte
: Site Diversa
Comentário
: Essa reportagem mostra que é muito
mais do que só atender pessoas com necessidades especiais, ela envolve também
gênero , cor da pele etc, muitas crianças são privadas da educação por esse preconceito.
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