Ética e cidadania: Antonieta de Barros, a parlamentar negra pioneira que criou o Dia do Professor (4º bimestre).
Antonieta de Barros, a parlamentar negra pioneira que criou o Dia do Professor
Uma das três primeiras mulheres
eleitas no Brasil, sua bandeira política era o poder revolucionário e
libertador da educação para todos
Florianópolis - 15 OCT 2020 - 12:14 BRT
Um menino
no interior do Maranhão comemora o 15 de outubro, assim como uma menina gaúcha.
O dia do professor é celebrado em todo o Brasil. Sabem esses
estudantes quem é a extraordinária heroína brasileira que criou a data? Seus
feitos, sua história? Sabem os professores destes estudantes algo sobre ela? Ou
será que esta personagem fantástica, mulher e negra, foi invisibilizada?
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Antonieta
de Barros foi
excepcional. Está entre as três primeiras mulheres eleitas no Brasil. A
única negra. Foi eleita em 1934 deputada estadual por Santa Catarina,
mesmo ano que a médica Carlota Pereira de Queirós foi eleita deputada federal
por São Paulo. Sete anos antes, Alzira Soriano havia sido eleita prefeita num
pequeno município do Rio Grande do Norte, primeiro estado a permitir
disputas femininas.
Expoente da ideia “anárquica” de que as
mulheres deveriam ter direito ao voto, a bióloga Bertha Lutz trocou inúmeras
cartas com Antonieta na década de 1930. Vale lembrar, Antonieta foi eleita
menos de meio século após a abolição da escravatura e apenas dois do
sufrágio —que deu às mulheres direito ao voto facultativo. Num país fortemente
preconceituoso quanto à classe, cor e gênero tinha orgulho de sua história.
Nasceu em Desterro, como era chamada Florianópolis,
no dia 11 de julho de 1901. No registro de batismo, na Cúria Metropolitana,
realizado pelo Padre Francisco Topp, não aparece o nome do pai. A mãe era
Catarina Waltrich, escrava liberta. No imaginário popular, a verdadeira
paternidade estaria ligada à família Ramos, uma das mais tradicionais do
Estado.
A bandeira política de Antonieta era o poder
revolucionário e libertador da educação para todos. O analfabetismo em Santa
Catarina, em 1922, época que começou a lecionar, era de 65%. Isso que o Estado,
sobretudo pela presença alemã, aparecia com um dos índices mais altos de
escolarização do país, seguidos por São Paulo.
Segundo conta Karla Leonora Dahse Nunes na sua
dissertação de mestrado, Catarina teve três filhos e os sustentava como
lavadeira, serviço comum às mulheres negras da época. Também teve,
com a ajuda financeira de Vidal Ramos, uma pequena pensão para estudantes.
Foram esses jovens que ensinaram as letras tardiamente para a curiosa
Antonieta. Alfabetizada, mergulhou por conta própria no universo dos
livros.
Professora formada, tinha 17 anos quando fundou o
curso particular “Antonieta de Barros”, com o objetivo de combater o
analfabetismo de adultos carentes. Sua crença era que a educação era a
única arma capaz de libertar os desfavorecidos da servidão. Sua fama de
excelente profissional, no entanto, fez com que lecionasse também para a elite
nos Colégio Coração de Jesus, Dias Velho e Catarinense.
Se existissem barreiras, lá estaria Antonieta para
rompê-las.
Sua defesa acirrada pela educação fez com que
ocupasse as páginas dos jornais. Além de professora, virou cronista. Não
havia outra mulher em posição semelhante no Estado. Em 23 anos de contribuição
à imprensa escreveu mais de mil artigos em oito veículos e criou a revista Vida
Ilhoa.
De seus opositores nos jornais e nas bancadas, ouviu
que “mulheres não deveriam opinar, pois nasceram para servir”, “que a natureza
não dá saltos, cada ser deve conservar-se no seu setor, e a finalidade da
mulher é ser mãe e ser rainha do lar” e que “não seguisse o exemplo de Anita
Garibaldi, uma vagabunda”.
Mas aqueles homens brancos da elite oligárquica e
política, não a intimidaram. Antonieta era forte, mulher de fibra. Não havia
quem tivesse argumentos para calá-la. As calúnias eram rebatidas com intelecto
e destreza nos artigos assinados sob pseudônimo Maria da Ilha. Sua caneta era
afrontosa. Escrevia sobre educação, os desmandos políticos e a condição
feminina. Dizia que as mulheres não deveriam ser “virgens de ideias”.
Honesta, enérgica e humana, era respeitada e
admirada por seu espírito de justiça. Tinha voz numa época que as mulheres eram
silenciadas. Escreveu dois capítulos da Constituição catarinense, sobre
Educação e Cultura e Funcionalismo, até ser destituída do cargo pelo golpe de
Getúlio Vargas.
Em 1937, publicou o livro Farrapos de Ideias. Os lucros da
primeira edição foram doados para construção de uma escola para abrigar
crianças, filhas de pais internados no leprosário Colônia Santa Tereza. A obra
teve outras duas edições.
Uma das poucas frustrações da carreira de Antonieta
foi não ter cursado o ensino superior. Seu sonho era a Faculdade de Direito,
exclusiva para homens. Mas na política ela brilhou, foi eleita novamente em
1947. Desde sua vitória, apenas outras 15 mulheres ocuparam uma cadeira na
Assembleia de Santa Catarina. Nenhuma negra. Antonieta ainda não teve herdeira
de luta.
A primeira grande lei educacional do Brasil foi
sancionada por dom Pedro I em 15 de outubro em 1827, um marco para a
educação brasileira. A data era comemorada informalmente, mas foi um projeto de
Antonieta a lei que criou o Dia do Professor e o feriado escolar nessa data
(Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948), em Santa Catarina. A data seria
oficializada no país inteiro somente 20 anos depois, em outubro de 1963, pelo
presidente da República, João Goulart. Outras leis importantes foram
concessões de bolsas de cursos superiores para alunos carentes e concursos para
o magistério, para elevar o ensino público e evitar apadrinhamentos.
Antonieta deveria ser uma espécie de Frida
Kahlo brasileira. Foi feminista numa sociedade conservadora, negra e
mulher numa terra de oligarquias, mestre de centenas de jovens da elite branca
que jamais deixaram de reverenciar sua cultura e personalidade. E é a prova que
não são apenas as manifestações de raiz açoriana que sustentam a cultura de
Florianópolis.
“A grandeza da vida, a magnitude da vida, gira em
torno da educação”, escreveu em seu livro. Seu nome deveria ser conhecido por
cada criança que homenageia seus professores no dia 15 de outubro. Por cada
mulher que exerce seu direito ao voto e disputa vagas nas eleições. Por fim,
por cada brasileiro que sai às ruas indignado com os preconceitos de cor,
classe e gênero.
213 anos de escravidão:
a herança de Antonieta
Para percebermos como Antonieta foi célebre basta
entender um pouco do contexto histórico de Santa Catarina, o Estado com maior
população dita branca do país. Da primeira expedição de Martim Afonso de Souza,
em 1531, até o último navio negreiro que aportou no Rio de Janeiro, em
1856, quatro milhões de africanos foram sequestrados para se
tornarem escravos em solo brasileiro.
Desterro (Florianópolis), território Guarani, foi
povoada em 1675, quando o bandeirante Francisco Dias Velho, vindo da Capitania
de São Vicente (São Paulo), se apossou das terras com sua família e uma
comitiva de 400 pessoas, a maioria, indígenas e negros escravizados.
Há inegáveis traços africanos na construção da
identidade catarinense, mas eles são apagados. A presença negra não é lembrada
pela história popular, embora, no século 19, 20% da população de Desterro tenha
sido negra. No mesmo período, no Planalto Serrano, de onde veio Catarina, mãe
de Antonieta de Barros, chegava a 50%, de acordo com o livro Negro em Terra de Branco, escrito por
Joana Maria Pedro, Ligia de Oliveira Czesnat, Luiz Felipe Falcão, Orivalda Lima
e Silva, Paulino Francisco de Jesus Cardoso e Rosângela Miranda Cherem.
Segundo o livro, a economia da província não se
baseava em latifúndios, mas a presença negra não era, de modo algum,
inexpressiva. O negro escravizado desempenhava funções na pesca de peixes e
baleias. Trabalhava com seus senhores nas plantações de arroz e mandioca.
Exercia ofícios de sapateiros, pedreiros, marceneiros, ferreiros e soldados.
Servia para os cuidados domésticos da elite burocrática e militar. E ainda como
lava-pés e cadeirinhas.
A resistência à escravidão é bastante
documentada do começo a metade do século 19. Da criação de grupos cívicos à
fundação de irmandade como a Nossa Senhora do Rosário, que coletava fundos para
compras de alforrias. A opressão não era pouca. Negros não podiam se aglomerar,
“vadiar” pelas ruas, nem cantar e dançar sob pena de 50 chibatadas.
No livro Navegadores
e Exploradores de Santa Catarina, Roberto Wildner traz a figura do
naturalista Langsdorff. É do cientista o relato cruel sobre o comércio em
Desterro, em 1803: “A quantidade de escravos negros de ambos os sexos que se
veem aqui é estranha aos olhos desacostumados de um europeu qualquer.
Despertou-me revolta especial quando vim pela primeira vez a Nossa Senhora do
Desterro e vi um grande número destas criaturas abandonadas, nuas, deitadas
frente às portas de ruas laterais e oferecidas à venda. Apenas as regiões
púbias estavam cobertas com um velho pano rasgado que após alguns dias eram
substituídos por um grosseiro tecido azulado”.
Em Florianópolis, a primeira vez que esse tema
apareceu no mundo acadêmico foi em 1960, na pesquisa dos jovens sociólogos, à
época, Fernando Henrique Cardoso e Otavio Ianni, reeditada como Negros em Florianópolis. Na obra,
ficam claro os preconceitos de cor e o quanto Santa Catarina se esforçou para
ser a “Europa dentro do Brasil”.
Não foi o espírito humanitário que engajou as
campanhas abolicionistas. Foi a esperança no branqueamento da
população que ansiava pela modernidade econômica. O negro não cabia nesse
plano, pois era visto como atraso, um impeditivo aos novos tempos. O resultado
da repulsa pelos negros foi que os abolicionistas não lutaram por retratação
histórica, nem se preocuparam com o destino de milhares de pessoas após a
abolição.
Desterro ansiava pela chegada dos europeus, que
deixariam a população de pele e olhos claros e teriam vocação para o trabalho e
o progresso. Tinha pressa. Foi a terceira capital da abolição. Jornais da época
tinham como principais produtos de beleza, o “Cremme Oriza, para branquear,
abrandar e refrescar a pele” e o “Tônico Oriental para cabelos finos como
seda”.
No entanto, nos portos aos quais chegaram os
imigrantes, primeiro os açorianos, depois alemães e italianos, eram os negros
que trabalhavam de estivadores. Já no início do século XX, o início da
modernização arquitetônica modificou a imagem de Florianópolis. Os casebres dos
negros, situados no centro da cidade, foram demolidos. O de Antonieta permaneceu
em pé por interferência da família Ramos.
Criou-se, então, a lei das tábuas. O governo deu
tábuas para os negros com a condição que construíssem suas casas longe da
vista. Aí começou a ocupação dos morros. Surgiram as comunidades do Morro da
Caixa D'Água, da Coloninha e do Continente. Em seguida, nasceram clubes como
União Recreativa 25 de Dezembro, Brinca Quem Pode, Flor da Mocidade, Flor do
Abacate, Tiramão.
Houve o florescimento de uma intelectualidade negra,
Ildefonso Juvenal da Silva, Trajano Margarida, João Rosa Júnior, Amália
Efigênia da Silva, Maria da Rosa Lapa, Demerval Cordeiro dos Santos, Maria
Carlita, Dorvalina Machado Coelho e Maria Venânia —professores, jornalistas,
poetas, compositores, músicos, oradores da geração de Antonieta—,
costumeiramente desdenhados pela elite branca.
Antonieta era a exceção. Era aceita pelos brancos.
Mas, vale ressaltar que, de 1929 a 1951, escreveu em oito jornais sem nunca ter
falado de sua cor. O que não foi impeditivo para ouvir de um colega de bancada
parlamentar, o médico Oswaldo Rodrigues Cabral, que ela escrevia “intriga
barata de senzala”.
Aline Torres é jornalista, escritora e criadora
da Construtores de Memórias, uma agência de narrativas, especializada em
transformar lembranças afetivas em livros, reportagens e documentários.
Fonte: El país
Comentário: Não imaginava que o dia do professor havia sido criado há tanto tempo, e por uma das primeiras mulheres eleitas na política e que ainda era negra. Antonieta foi um exemplo extraordinário de mulher em uma época tão machista e racista.
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