Ética e cidadania: Dia da Igualdade Feminina (1º bimestre).

 

Dia da Igualdade Feminina: 8 direitos conquistados ao longo dos anos no Brasil

Sabia que, até 1934, mulheres casadas só podiam trabalhar com autorização dos maridos? Listamos essa e outras conquistas do movimento feminista!

Educação


Estamos mais do que acostumadas a ver salas de aula com um número equilibrado entre homens e mulheres, mas nem sempre foi assim. No Brasil, mulheres só puderam frequentar a escola básica a partir de 1927. E nas universidades isso só aconteceu mais de 50 anos depois, em 1979.

 

Trabalho


Quem aí já ouviu a frase 
Girls Just Wanna Be CEO? Foi uma longa luta para que mulheres tivessem a possibilidade de decidir se queriam ou não ser donas de casa. De acordo com o Código Civil de 1916, a mulher só poderia trabalhar fora caso o marido lhe concedesse autorização. Foi só em 1943 que, segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas, isso mudou.

 

Licença-maternidade


Sabia que até 1934 esse direito não existia? Foi nesse ano em que a Constituição previu que as mulheres ficariam sem trabalhar um mês antes e um mês depois de nascer o bebê. Além disso, a demissão de grávidas passou a ser proibida. Em 1988, o período se estendeu para 120 dias.

 

Voto


Um dos grandes motivos para a luta do feminismo foi o direito ao voto, que no Brasil só foi autorizado em 1932. Em 1934, a primeira representante política do gênero feminino foi eleita no país: Carlota Pereira de Queiroz.

 

Casamento


Desde 1916, com aprovação do Código Civil, só o homem era responsável pela família e o casamento poderia ser anulado pelo marido caso descobrisse que a esposa não era virgem. A família da noiva também poderia deserdá-la. Essas regras mudaram apenas em 2002.

 

Divórcio


Em 1977, o divórcio passou a ser permitido por lei. Até então, o casal só poderia se separar em casos de traição, tentativa de morte ou abandono do lar.

 

Anticoncepcional


Em 1962, o Brasil começou a vender anticoncepcionais. A mudança possibilitou que elas pudessem se relacionar sexualmente com mais parceiros.

 

Violência contra a mulher


A primeira Delegacia da Mulher foi criada em 1985. Em 2006, surgiu a Lei Maria da Penha, com mecanismo para punições em caso de violência doméstica. 

 



Fonte: Site Glamour

Comentário: Vivemos em uma sociedade muito machista, e as mulheres dês de sempre tiveram que lutar para ter mais direitos. Sempre foram ensinadas que o lugar delas não era trabalhar para ganhar dinheiro e sim para o marido que elas tinham que ter, foram ensinadas que o lugar delas é na cozinha e não na escola, as mulheres tiveram que lutar para poder ter direito de estudar em uma escola e poder ter a mesma educação que um menino. Os homens sempre foram muito controladores sobre as mulheres e aos poucos elas foram se rebelando buscando igualdade de gênero, para poderem fazer as mesmas coisas que os homens sem serem julgadas ou barradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação - África (2o bimestre).

Cultura: Cultura da Inglaterra (1º bimestre)

Cultura – Cultura da Antiga Civilização Egípcia (4º bimestre)