Educação: Educação Alimentar e nutricional no Brasil (2º bimestre).

 

Educação Alimentar e nutricional no Brasil

 

1- Por que a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é importante no Brasil? 

Você sabia que a educação alimentar e nutricional no Brasil fundamenta-se no princípio do direito humano à alimentação segura? Esse direito está presente no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 bem como no artigo 6º da Emenda Constitucional nº 64, de 2010, da Constituição Federal brasileira.

Aqui vai um trecho que ilustra bem o que foi dito anteriormente:

“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Além disso, em 2003, o Governo Federal assumiu um compromisso com a população brasileira quanto ao combate à fome e a miséria no país. No entanto, assim como você deve estar pensando, na prática, esse direito não é garantido de forma contínua. 

Já que, assim como mostra a citação, o direito à alimentação vai muito além do ato de comer.

“O direito humano à alimentação adequada consiste no acesso físico e econômico de todas as pessoas aos alimentos e aos recursos, como emprego ou terra, para garantir esse acesso de modo contínuo. Esse direito inclui a água e as diversas formas de acesso à água na sua compreensão e realização. Ao afirmar que a alimentação deve ser adequada entende-se que ela seja adequada ao contexto e às condições culturais, sociais, econômicas, climáticas e ecológicas de cada pessoa, etnia, cultura ou grupo social.” (CONTI, Irio L.)

E,  é exatamente neste contexto que a educação nutricional possui um papel fundamental. Visando a construção de sujeitos que reconheçam, tenham visão crítica e exijam seus direitos de cidadania inerentes a alimentação.


2 – Por onde devemos começar?

Afinal, precisamos começar a falar de um assunto tão importante por algum lugar, não é? E, já que estamos falando da construção de uma visão crítica, a educação nutricional acaba adquirindo um papel relevante nas escolas de educação infantil.

Isso porque, as lancheiras dos pequenos recheadas de salgadinhos, bolachas e sucos artificiais apenas refletem uma mudança de hábitos alimentares da população brasileira. Vou explicar melhor, me acompanha!

2.1 – A presença dos ultraprocessados

Os alimentos citados anteriormente são chamados de ultraprocessados. E, estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano quando comparados aos in natura ou minimamente processados.  

No entanto, o consumo destes alimentos não seguem as recomendações do guia alimentar. Pois, causam diversos prejuízos à saúde como diabetes, hipertensão, obesidade e síndrome metabólica e podem influenciar diretamente no desenvolvimento infantil. Por esse motivo, é importante discutirmos isso nas escolas e conscientizarmos as crianças.

Apesar disso, essa substitução não é somente fruto de más escolhas do individuo mas é condicionada por  uma série de fatores. Assim,  questões como a praticidade e a presença de sabores que estimulem nosso paladar podem nos levar a comprar e consumir tais produtos. 

Enfim…acho que deu para captar a mensagem, né? A presença da Educação Alimentar e Nutricional nas escolas de educação infantil é uma importante aliada da comunidade que circunda a criança.

Em suma, a EAN  ajuda na construção de conhecimento e estimula o pensamento crítico. Como consequência disso, gera autonomia para que a criança possa realizar escolhas saudáveis. Tudo isso porque ao longo do processo é trabalho práticas de promoção da saúde: 

“Promoção da saúde é caracterizada pela “constatação” de que a saúde é produto de um amplo espectro de fatores relacionados com a qualidade de vida, incluindo um padrão adequado de alimentação e nutrição, de habitação e saneamento, boas condições de trabalho e renda, oportunidades de educação ao longo de toda a vida dos indivíduos e das comunidades” (Educação Alimentar e Nutricional | Curso Preparatório EBSERH)

2.2 – Qual o benefício a longo prazo?

A Educação Alimentar e Nutricional, quando trabalhada na infância de modo efetivo, reflete diretamente no bom relacionamento com o alimento que esta criança terá no futuro quando adulta, perpetuando hábitos alimentares saudáveis. 

3 – Quais pontos são trabalhados na Educação Alimentar e Nutricional infantil? 

Bom, que tal entendermos agora quais as habilidades desenvolvidas a partir dos conhecimentos adquiridos da Educção Alimentar e Nutricional?

Antes de tudo, a Educação Alimentar e Nutricional é baseada no modelo pedagógico crítico em que o indivíduo é visto como figura central. Assim, ele é tanto sujeito quanto ator de sua história alimentar e nutricional. 

Não só isso, existe também nesse processo uma horizontalização entre a criança e o profissional envolvido. Logo, este não é visto como único detentor do conhecimento existindo, portanto, uma troca mútua de saberes. 

Com isso, estabelece-se uma escuta ativa permitindo a criação de uma relação próxima com o pequeno. Desse modo, é possível não só entender a trajetória alimentar dessa criança mas também as questões envolvidas com o comer. Podendo essas serem questões de gênero, socioeconômicas, culturais, religiosas, afetivas etc.

“O alimento pode significar, além da mera ingestão de nutrientes, o despertar de sentimentos, vivências ou memórias. O cheiro de um café saindo quentinho poderá remeter a lembranças, significa um cheiro marcante na vida humana” (TAVARES, Adriano P.)

3.1 – Um olhar crítico sobre a educação alimentar e nutricional

Outro ponto fundamental é que esta criança conheça e amplie sua visão. Para começar, uma reflexão importante pode ser sobre o caminho que o alimento faz para chegar até nossa mesa. Afinal, o supermercado não é a única etapa de todo esse processo.

Mas, e quando ela vai ao supermercado junto com algum adulto. será que ela sabe escolher os alimentos mais saudáveis? Além disso, como essa criança pode ajudar em casa higienizando e armazenando esses alimentos da maneira adequada?  

Também é importante refletir sobre como é trabalhado o paladar da criança. Pensando se ela conhece as possibilidades de cores, aromas, texturas e sabores que uma refeição pode adquirir quando fazemos as escolhas certas.

Visto isso, essas reflexões são trabalhadas ao longo do processo de Educação Alimentar e Nutricional em uma escola de educação infantil.

Talvez, falar fique abstrato para você. Por isso, eu te convido a dar uma olhadinha na nossa galeria de fotos. Vem entender os impactos do conhecimento nutricional na vida de uma criança! 


4- A Educação Alimentar e Nutricional é só para o público infantil?

Não! A educação alimentar e nutricional, também pode ser para jovens, adultos ou idosos.

Para entender a importância da EAN para essa faixa etária te convido para conhecer o conceito de alimentação política: 

“Uma alimentação política implica um ato agrícola/agropecuário porque inclui a produção de alimentos; um ato cultural porque carrega a noção de patrimônio alimentar; ambiental porque é a partir de recursos da natureza que produzimos alimentos; um ato ético porque os animais e plantas merecem uma existência digna; e social porque ainda são homens e mulheres que produzem nossa comida. Entramos, assim, no âmbito do que chamamos de “história por trás da comida”.” (AZEVEDO, Elaine de)

Você já tinha parado para pensar nessas coisas? 

Sem dúvida, esse trecho só deixa claro o quanto nunca é tarde para entendermos sobre alimentação. Porque, a partir desses conhecimentos nos sentimos mais preparados para fazermos as melhores escolhas.

4.1 – Conhecimento e habilidades

 A partir disso, a abordagem sobre a alimentação através de um olhar crítico é indispensável para esse público. Ademais, pode ser que sua cabeça esteja agora cheia de quesionamentos:

“Será que a base da minha alimentação atual é a mais adequada hoje?” “Como ela afeta na minha produtividade no trabalho? E, na minha energia para realizar as tarefas cotidianas?” “Será que alimentação e humor podem estar relacionados?” “Como meu corpo vai envelhecer a patir da nutrição que disponibilizo para ele?” 

Mas quero trazer mais um. Anteriormente, foi citado que um dos motivos para grande parte da população substituir a “comida de verdade” pelos alimentos ultraprocessados é a praticidade.

Entretanto, será que eles realmente são mais práticos? Ou,  será que podemos utilizar ou desenvolver nossas habilidades culinárias de modo a agilizar o preparo das nossas alimentações?

Você acha que comida saudável é sem graça ou sem gosto? Hmm, será que você sabe fazer combinações que deixem seu prato saboroso?

Bom, se você ficou reflexivo com estes questionamentos e quer aprender mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!

 




Fonte: Nutri Junior

Comentário: A educação alimentar é um assunto muito importante, porque isso determina muitos fatores na saúde, no desenvolvimento das crianças, no bem estar e na disposição da pessoa. Se não temos uma boa base alimentar a resto todo não funciona, e isso é algo devemos aprender desde pequenos, pois assim é mais fácil de desenvolver o habito de saudável crescemos sem ter a saúde comprometida pela má alimentação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação - África (2o bimestre).

Cultura: Cultura da Inglaterra (1º bimestre)

Cultura – Cultura da Antiga Civilização Egípcia (4º bimestre)